top of page

(Foto: Thiago Toney)

Times

PEDRO LEOPOLDO Futebol Clube, INDUSTRIAL Esporte Clube e SPORT Clube Pedro Leopoldo

Das principais forças da cidade entre as décadas de 1940 a 1960, o único que ainda está em atividade é o Pedro Leopoldo Futebol Clube. Fundado em 23 de setembro de 1933, o "PL", como é chamado, surgiu de uma assembleia na cidade que objetivava a criação de um clube sem fins lucrativos, que destinaria um espaço esportivo para a população. O primeiro time surgiu de uma fusão entre 2 clubes que já existiam na década de 20, o Sport Clube Pedro Leopoldo e o Pedro Leopoldo Atlético Clube.

 

Suas cores são o preto e o branco (semelhante ao Atlético-MG) e o mascote é o “bode”, criado pelo do cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, que também cunhou os animais de Cruzeiro, América e Atlético. O terreno do campo é o mesmo desde a fundação, cedido por personalidades do município e localizado na parte central da Rua Comendador Antônio Alves, principal via de Pedro Leopoldo. Atualmente, leva o nome de "Estádio César Julião de Sales" em homenagem ao prefeito de mesmo nome que governou o município em 3 mandatos (1967 - 1970 / 1972 - 1976 / 1983 – 1988).

 

O Estádio César Julião de Sales é a casa do Pedro Leopoldo desde a fundação em 1933 (Vídeo: Canal Fazer as Malas

O principal rival do P.L.F.C. era o Industrial Futebol Clube, formado por trabalhadores da Fábrica de Tecidos, primeira indústria da cidade, e por familiares. Sua fundação é de 18 de maio de 1939 e suas cores eram o vermelho, verde e branco (semelhantes ao Fluminense Football Club-RJ).

 

Por se tratar de um clube da principal empresa da cidade, o Industrial possuía uma estrutura de dar inveja aos adversários, como lembra Francisco de Paula Pires, o popular "Chico Gordura", de 74 anos, que foi ponta direita e centroavante do tricolor de Pedro Leopoldo. “O industrial era como se fosse um time profissional. Quando você ia jogar, já tinha sua chuteira e camisa para cada jogador. Por ser da Fábrica de Tecidos tinha tudo organizado. Então era um time que podia considerar profissional por causa da condição que a Fábrica dava”.

 

Parte dos funcionários morava em uma vila de trabalhadores que ficava ao redor da empresa, conhecida como “Quadro”, e para o lazer dos que viviam lá, foi criado um clube recreativo que contava com diversos espaços para prática de esporte, entre eles um campo de futebol utilizado pelo time do Industrial. O espaço era chamado de Campo dos Eucaliptos, pelo fato do gramado ser rodeado pela espécie de árvore, o que gerava uma grande sombra no relvado, além de um belo visual. Ao fundo corria o Ribeirão da Mata. O Industrial também possuía times masculinos e femininos de Basquete e Vôlei. O time encerrou as atividades na década de 80, devido a venda do espaço em que ficava seu campo e problemas internos na empresa.

As manhãs de domingo no Clube do Industrial eram destinadas ao esporte, enquanto na parte da noite, os bailes agitavam os trabalhadores da Fábrica de Tecidos. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Um dos mais antigos times da cidade, o Sport Club Pedro Leopoldo, de cor verde e branco, fundado no final da década de 20, teve o início curto. Em 1933 foi incorporado ao Pedro Leopoldo Atlético Clube para a fundação do P.L.F.C. Mas em 10/12/1939, o clube foi reorganizado por um grupo de ex-jogadores e torcedores, como mostrado em uma reportagem do "Jornal Gol de Letra" e por muito tempo foi dirigido por uma família de empresários de nacionalidade turca que moravam na cidade.

 

“O Ninico (Antônio João Nassif) era quem mantinha o time com a ajuda do irmão (Elias João Nassif). Era o dono do time praticamente e enquanto viveu, ele respirava futebol. Gastava com prazer e nunca alegou que estava gastando. As pessoas vão morrendo e outras que aparecem não tem o mesmo dinamismo”, fala Décio.  Já o encerramento das atividades do time aconteceu em meados da década de 80, após o terreno em que ficava o campo ser vendido.

(Fotos: Arquivo Pessoal)

O campo do Sport também ficava na Rua Comendador Antônio Alves. A sede funcionou em 2 lugares, no antigo prédio do Cine Otoni e ao lado do antigo Bar Cachorro Quente (próximo ao Supermercado BH).

  • Confira a localização dos campos e prédios:

bottom of page