top of page

(Foto: Jornal O Observador)

Atualidade

A Liga de Futebol de Pedro Leopoldo, que organiza os campeonatos na cidade, conta hoje com 24 equipes filiadas. Dessas, apenas o Pedro Leopoldo, Fazenda Modelo e Lundense, que disputaram a “era de ouro” do futebol como lembrado pelos entrevistados, ainda estão em atividade. 


Atualmente, a Liga promove 2 campeonatos adultos, a "Copa PL de Futebol Amador", disputada por 28 equipes avulsas e filiadas, e "Campeonato Amador Adulto", disputado apenas pelas equipes filiadas. O campeão amador recebe um valor de R$ 5 mil, além do direito de disputar a tradicional Copa Itatiaia. Já o vice-campeão é classificado para o Torneio Corujão, realizado pela Globo Minas e recebe R$ 1 mil. Ainda outros 7 campeonatos oficiais são promovidos pela Liga, entre torneios de base e máster.

(Foto: Liga de Futebol de Pedro Leopoldo)

Tabela de clubes participantes das últimas edições da Copa PL (2017) e o Campeonato Amador (2016)

Apesar disso, os ex-jogadores e torcedores entrevistado relataram não acompanhar mais o futebol na cidade. “Durante todos os anos do qual joguei, dos 14 aos 35 anos, atuei em 4 clubes. Hoje um jogador amador em 1 ano, joga em 10 clubes. Então ele não tem comprometimento com ninguém. Naquela época, tínhamos um gosto e só jogavamos por aquele clube”, diz Irineu.


Para Décio, até mesmo o futebol profissional perdeu a graça em comparação ao que tinha no passado. “Piorou bastante a qualidade. Ninguém quer jogar aqui mais, todo mundo só pensa na Europa. O jogador começou a jogar agora e quer ir pra fora. O futebol amador tinha essa vantagem, como não havia dinheiro o pessoal jogava por amor. Quando saí do Sport e vesti a camisa de outro time, logo percebi que não era a minha casa e voltei rápido”. 


Mesmo sem tanta notoriedade como no passado, Pedro Leopoldo ainda revela alguns talentos para o futebol profissional. Os destaques são para o volante Gabriel Marques (Nacional-URU, Atlético Paranaense, Paraná, Barcelona-EQU), o goleiro Darley (Atlético-MG, Feyenoord-HOL, Náutico, Criciúma, América-MG, Tombense), o atacante Cristiano (CRB, Náutico, Joinville, Chapecoense, Al-Shorta Bagdad-IRQ, América-MG, Caldense, Cuiabá) e o meia Marcos Paulo (Le Mans-FRA, Leiria-POR, Académica-POR e Panaitolikos-GRE. Também podemos notar a presença de pedroleopoldenses nas categorias de bases de diversos clubes espalhados pelo país,  o que causa nos moradores da cidade a esperança do retorno dos tempos gloriosos.

bottom of page